20 de abr. de 2011

Entenda a TPM

"Amigos que tal sermos um pouco mais cuidadosos com nossas parceiras e tentarmos entender um pouco mais sobre o assunto?"

Abraços
Eduardo Munhóz
 

Dias de fúria: entenda a TPM

Na hora de escolher suas vítimas, a TPM não escolhe cor, religião, classe social ou profissão.
O que se sabe é que a média de idade de início da TPM é por volta dos 26 anos de idade, e a tendência é que ela vá se agravando ao longo dos anos.
As mulheres mais sujeitas a este problema são aquelas que sofrem de algum episódio depressivo ou possuem algum parente com problemas de humor, assim como aquelas que tiveram depressão pós-parto.
Outras causas médicas apontadas como agravantes da TPM são anemia, distúrbio autoimune, hipotireoidismo, diabetes, epilepsia, endometriose, síndrome da fadiga crônica e doenças do colágeno.
A causa da TPM, em si, não é conhecida, mas pelas características está intimamente relacionada à elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona.
Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar as neurotransmissões e aí então causar os sintomas psiquiátricos.
Pode também afetar os receptores fora do Sistema Nervoso Central, provocando os diversos outros sintomas.
Um dos aspectos que mais instigam os cientistas é justamente esse: a identificação das causas desse turbilhão.
Não há uma única alteração que explique as modificações, afirma a ginecologista Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo.
O que se sabe até agora é que a síndrome é causada por vários fatores.
A oscilação hormonal do ciclo menstrual é um deles. Ao longo do mês, os níveis de estrógeno e progesterona - hormônios femininos - se alteram. Durante a menstruação, os dois estão em baixa concentração.
Logo depois, o nível de estrógeno sobe até atingir níveis máximos por volta do 14º e 15º dias do ciclo.
É nesta fase que ocorre a ovulação. A partir daí, sua produção diminui até níveis muito baixos cerca de dois dias antes da menstruação. Mas é quando o estrógeno cai que se eleva a fabricação da progesterona.
E é exatamente pelo fato de que a TPM se manifesta a partir do 14º, 15º dia do ciclo que se crê que a progesterona esteja relacionada à síndrome.

Quais os tipos de TPM?

Existe mais de um tipo de TPM. No total, são quatro variações.
É importante salientar que os sintomas podem manifestar-se isoladamente ou em combinação variável.
TPM do Tipo A: o sintoma principal é a ansiedade. Porém, podem aparecer a agressividade, irritabilidade, tensão nervosa e aquela sensação de estar no limite.
TPM do Tipo H: prepondera à retenção hídrica. Neste tipo, são comuns alterações físicas, como o inchaço, volume no abdômen, dores mamárias e ganho de peso.
TPM do Tipo C: a cefaléia (dor de cabeça) destaca-se entre os demais sintomas. Pode também, apresentar a fadiga e o aumento de apetite (principalmente os doces).
TPM do Tipo D: a depressão é o principal sintoma. Está associada à insônia, ao choro fácil, ao desânimo e ao esquecimento.

Como se identifica a TPM?

Para caracterizá-la, durante o intervalo de 12 meses, a mulher deverá ter apresentado na maioria dos ciclos pelo menos cinco dos sintomas abaixo:
  • Humor deprimido
  • Raiva ou irritabilidade
  • Dificuldade de concentração
  • Falta de interesse pelo que se costuma gostar
  • Aumento do apetite
  • Insônia ou hipersonia
  • Sensação de falta de controle sobre si mesmo
  • Algum sintoma corporal
Fonte: www.sitemedico.com.br

6 comentários:

  1. Olá querido amigo Eduardo!
    Bem, TPM é um assunto polêmico e (quase) proibido aqui em casa! kkkkkk... Meu marido aprendeu a técnica do chocolate (para mim funciona, apesar de não gostar de doce...rsrs) e, desde então, quando sente a oscilação do meu humor, me entope com eles! kkkkk
    Não chego a ficar com o "instinto assassino" kkkkkk, mas acho que chego bem perto dessa fronteira! kkkkk
    Grande beijo e parabéns pela matéria! Sempre muito útil!
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Amor,

    Só você esse homem sensível para postar uma mensagem tão importante para nós mulheres.

    E você sabe o quanto sofro com a TPM. Mas com o seu amor e compreensão superamos mais essa adversidade, não é mesmo?

    Muito interessante conhecer esses detalhes do problema e que as mulheres também procurem os seus médicos para tratar o problema.

    Te amo muito!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  3. Meu Duduzinho....

    Entender porque????? Vocês acham que somos complicadas?????


    Desse jeito a gente chora.....buabuabuabuabua!!!!


    Eu quero um chocolate, ou melhor dois... tá bom a caixa inteira....

    Não me chame de gorda... também não minta para mim, eu sei me ver no espelho....


    KKKKKKKKK


    Ótimo texto meu irmão!!!! Realmente é difícil para nós mesmas entender esse turbilhão de sentimentos e emoções quem dera para vocês que precisam saber conviver com tudo isso... Eu tenho simplesmente todos os sintomas que você relacionou, preferia quando era adolescente que sentia muito mais cólica mas não tinha essa montanha russa dentro de mim....

    Parabéns pela abordagem do assunto!!!!
    Até amanhã!!!!!!!

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Querida Jackie boa noite,

    Modestamente como homem tendo fazer o melhor aqui em casa pois tento mesmo que de forma impossível imaginar o que vocês passam, procuro fazer o papel do marido compreensivo, quanto aos chocolates, bem este item eu não preciso me preocupar pois a Gi providência kkkk.

    Obrigado pela preciosa participação

    Bjs

    Edu

    ResponderExcluir
  5. Olá minha gata,

    E foi pensando em primeiro lugar em você e em todas as amigas dihhitianas e porque não dizer em nós homens que precisamos quebrar este tabú tão forte ainda nos dias de hoje em que TPM é frescura é nada TPM é um assunto sério e deve ser tratado como tal.

    Bjs meu amor, conte sempre comigo e se cuide.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  6. Minha gata, segue respostas:

    Entender vocês é sempre fácil, basta concordarmos;
    Se vocês choram, choremos juntos;
    Se comem chocolates, oba vamos comer também;
    E não se achem gordas e sim excesso de gostosura;

    Bem deixemos as comédias de fora, realmente irmã não é fácil, mas necessário este universo masculino aprender e viver e conviver com vocês eu como homem me sinto na obrigação disso e faço o melhor possível.

    Bem mana é isso ai espero que tenha contribuído um pouco com as minhas simples informações.

    Bjs até amanhã com café frequinho quando chegar.

    Duduzinho

    ResponderExcluir