29 de mar. de 2011

Após 13 anos de luta contra o câncer, José Alencar morre em São Paulo aos 79 anos

Depois de lutar por mais de 13 anos contra um câncer na região abdominal, o ex-vice-presidente da República José Alencar morreu na tarde desta terça-feira (29), aos 79 anos, em São Paulo. Alencar morreu às 14h41 em decorrência do câncer e de falência múltipla dos órgãos. O corpo dele será velado nesta quarta-feira (30), em Brasília.

Nesse período ele foi submetido a 17 cirurgias, perdeu um rim, dois terços do estômago e partes dos intestinos delgado e grosso. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, pai de três filhos --Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia -- e avô de cinco netos (em 2001 ele passou a responder a um processo de reconhecimento de paternidade ajuizado por Rosemary de Moraes).

O quadro clínico do empresário que ajudou a eleger Lula em 2002 e em 2006 piorou três dias antes do último Natal, quando foi internado com urgência após uma nova hemorragia abdominal provocada pelo tumor no intestino. Os médicos contiveram o sangramento, mas não puderam retirar os tecidos comprometidos pela doença, impedindo o político mineiro de se despedir do cargo em Brasília e de participar da posse da presidente Dilma Rousseff.

De dezembro até os primeiros meses de 2011, o ex-vice voltou a ser internado diversas vezes, sempre em situação muito grave. Cirurgias foram descartadas nas últimas internações devido ao estado delicado de sua saúde.

Em novembro de 2009, Alencar garantiu que se a saúde permitisse seria candidato ao Senado. No início do ano passado, cogitou tentar o governo de Minas Gerais. Porém, em abril, afirmou que não disputaria cargos por estar em tratamento de quimioterapia contra o câncer.

"Decidi não me candidatar a nada. Vou cumprir o meu mandato até o último dia, se Deus quiser, e descer a rampa da mesma forma que subi. Subi a rampa com ele [Lula], vou descer com ele. Ele também não se afastou, vamos juntos", disse na ocasião. Proibido pelos médicos, ficou no hospital enquanto Dilma e seu sucessor, Michel Temer, recebiam o cargo no Palácio do Planalto.

Fonte: www.uol.com.br

4 comentários:

  1. Amor, admiro esse homem por sua força e exemplo de amor a vida!

    Que ele possa ser amparado por nossos amigos de luz e que sua família seja abençoada por Deus.

    Te amo muito!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  2. Minha amada esposa,

    Concordo plenamente com você, não quero aqui falar de política, pois quero apenas lembrar e orar pelo ser que se foi.

    Bjs amor, obrigado pela postagem.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Meu amado irmão!

    Devemos unir nossas orações e pedir que Deus nos envie pessoas como esse ser que demonstrou tanta coragem e sabedoria ao enfrentar essa doença tão arrasadora (ainda nos dias de hoje.

    Hoje vi em uma reportagem, que o médico perguntou se ele estava preocupado em ver o nascimento e o batizado da netinha que nasceu há pouco tempo e ele respondeu que não; que estava sim ansioso para vê-la recebendo o diploma da faculdade...
    Essas são as boas lembranças e exemplos que devemos guardar desse ser...
    Que Deus o encaminhe...

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Olá querida e amada irmã Luciana,

    Concordo plenamente com sua posição. E somente uma pessoa iluminada por Deus assim como ele para ter uma resposta assim de bate pronto.

    Bjs querida obrigado,

    Eduardo

    ResponderExcluir